0
pt
Menu
DS NEWS
04 mai 2023

Legislação de Arrendamento em Portugal

img_0
A legislação de arrendamento em Portugal pode parecer complicada, mas com as informações certas, pode ser fácil de entender. Aqui estão algumas informações importantes sobre este tema que precisa de saber:

A legislação de arrendamento em Portugal pode parecer complicada, mas com as informações certas, pode ser fácil de entender. 

Aqui estão algumas informações importantes sobre este tema que precisa de saber: 

  • Contratos de Arrendamento: O contrato de arrendamento deve ser escrito e assinado por ambas as partes. A duração mínima do contrato é de um ano, com possibilidade de renovação por períodos adicionais; 
  • Caution: Os senhorios podem exigir um depósito de segurança conhecido como “caução” no valor máximo de dois meses de arrendamento. Este depósito deve ser devolvido ao inquilino no final do contrato, caso não haja dívidas de arrendamento ou danos à propriedade; 
  • Aumento da renda: O senhorio só pode aumentar a renda após um ano do início do contrato e a taxa de aumento está limitada a um determinado valor; 
  • Rescisão de Contrato: O senhorio não pode rescindir o contrato de arrendamento sem uma justificação válida e os inquilinos têm o direito de rescindir o contrato após seis meses, desde que paguem uma multa; 
  • Obras: O senhorio só pode realizar obras no apartamento se o inquilino concordar e se estas forem necessárias para manter a propriedade em boas condições. O inquilino tem o direito de ser compensado por quaisquer inconvenientes causados pelas obras. 

Posto isto, é muito importante perceber a legislação de arrendamento, para garantir que os seus direitos e obrigações como inquilino ou senhorio sejam respeitados. 

Para mais informações, dirija-se à loja DS IMOBILIÁRIA mais perto de si e tire todas as suas dúvidas. 

Também poderá Gostar

Veja os nossos artigos do blog

Saiba Quais são os Fatores a Considerar na Avaliação de um Imóvel
27 mai 2024 Saiba Quais são os Fatores a Considerar na Avaliação de um Imóvel
Tudo o que Precisa Saber sobre o IMT ao Comprar Imóveis em Portugal
06 nov 2023 Tudo o que Precisa Saber sobre o IMT ao Comprar Imóveis em Portugal
Se está a considerar comprar uma propriedade em Portugal, é importante compreender os custos associados a essa transação. Um dos impostos fundamentais a ter em mente é o IMT, que significa Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis. Neste atigo, vamos explicar o que é o IMT e como é calculado, para que possa estar bem preparado no seu processo de compra de imóveis.
Direitos e Deveres de um Inquilino
10 jan 2023 Direitos e Deveres de um Inquilino
Se está a ler isto é porque se depara com algumas dúvidas sobre quais são os direitos e deveres de um inquilino. Assim sendo, vamos responder-lhe a questões que, provavelmente, estão a surgir-lhe.