0
pt
Menu
DS NEWS
16 jan 2023

Comprar ou Arrendar Casa – Quais as vantagens?

img_0
Certamente está a ler este artigo porque chegou a hora de dar mais um passo na sua vida – mudar de casa. Porém, várias dúvidas metem-se no caminho e, provavelmente, não sabe qual a melhor decisão a tomar. Mas então, o que deve fazer? Comprar ou arrendar casa? Quais são as vantagens para cada uma das opções?

Certamente está a ler este artigo porque chegou a hora de dar mais um passo na sua vida – mudar de casa. Porém, várias dúvidas metem-se no caminho e, provavelmente, não sabe qual a melhor decisão a tomar. Mas então, o que deve fazer? Comprar ou arrendar casa? Quais são as vantagens para cada uma das opções? 

Inicialmente, deve saber que se está na dúvida entre qual destas duas opções escolher, não vai encontrar uma resposta imediata. Para tomar essa decisão é necessário ter em conta vários fatores: os seus objetivos a curto e a longo prazo, a sua situação financeira, profissional e familiar. Após consciencializado acerca desses temas, é importante avaliar os fatores a favor e contra, tanto de comprar como de arrendar casa. 

Abordando agora o assunto que tanto espera, então quais são as vantagens de comprar ou arrendar casa? 

Bem, comprar casa é, obviamente, um grande investimento. No entanto, está a fazer um investimento patrimonial, o que não acontece com uma casa alugada, já que nunca chega a ser sua realmente. Além disso, caso o imóvel esteja em seu nome, pode melhorá-lo e, eventualmente, valorizá-lo, para que um dia, caso queira vendê-lo, possa lucrar mais com o mesmo. 

Para além de tudo o que já foi citado e em consequência ao tema abordado anteriormente, se a casa for comprada, pode fazer todas as obras e remodelações ao seu gosto, sem que ninguém interfira e não haja quaisquer limitações. Em contrapartida, numa situação de arrendamento, é necessário ter a autorização do senhorio para poder fazer qualquer alteração de pretenda. 

No que toca à mensalidade, é possível que lhe fique mais em conta pagar uma prestação de crédito habitação ao invés de pagar uma renda de um imóvel que, efetivamente, não lhe pertence. 

Por último, o tema que se coloca em questão é a segurança e estabilidade futura, isto porque se for uma pessoa organizada e consistente nos pagamentos mensais, não necessita de se preocupar com o facto de perder o imóvel onde habita. Contudo, nos casos de arrendamento, a situação já não é assim, pois se estivermos na presença de um contrato prestes acabar e este não for renovado, terá de procurar outra casa para morar. 

Também poderá Gostar

Veja os nossos artigos do blog

A DS Imobiliária é certeza e segurança
28 abr 2023 A DS Imobiliária é certeza e segurança
A DS Imobiliária, uma marca recente integrante num grupo com quase 20 anos, Grupo Decisões e Soluções, com representatividade no norte ao sul continental, bem como em ambos os arquipélagos insulares, surge como a distinta alternativa para os seus clientes.
Geral, DS
7 Dicas para ser um consultor imobiliário de sucesso!
19 jan 2022 7 Dicas para ser um consultor imobiliário de sucesso!
Damos-lhe 7 conselhos para ser o consultor imobiliário nº 1! Multiplique os negócios e conquiste a confiança dos seus clientes.
Preço das Casas Subiu 60% em Cinco Anos e Mantém-se no Pico
18 mar 2024 Preço das Casas Subiu 60% em Cinco Anos e Mantém-se no Pico