0
pt
Menu
DS NEWS
10 ago 2022

7 Fatores que influenciam a avaliação de imóveis

img_0
Está a pensar vender a sua casa e precisa de ajuda com a avaliação de imóveis? Descubra os principais fatores que afetam o valor de venda.

A avaliação de imóveis é um serviço muito procurado por quem está a pensar vender casa. Este permite identificar o valor de mercado da sua moradia ou apartamento. Um passo fundamental no momento da venda. É através dela que se pode chegar a um preço justo, que lhe vai permitir fechar negócio com mais facilidade e com maiores garantias de quem não fica a perder dinheiro. 

Sabemos que nem sempre é fácil chegar a este montante. Por isso mesmo, a DS IMOBILIÁRIA mostra-lhe quais os fatores que influenciam a definição do preço final. 

1. Localização 
O primeiro fator a levar em linha de conta ao fazer a avaliação de um imóvel é a cidade ou bairro onde este está localizado, bem como a proximidade a serviços, comércio, escolas e outros equipamentos de interesse. Neste ponto, há ainda que considerar o piso, no caso de se tratar de um apartamento, a orientação solar e as vias de acesso. Estes são fatores importantes já que vão permitir perceber qual é o valor por metro quadrado da sua zona de residência. 

2. Estado de preservação 
A construção também deve ser considerada na hora de avaliar os imóveis. Aqui há três aspetos a ter em linha de conta: 

Ano de construção; 
• Qualidade dos materiais; 
• Estado de conservação do imóvel. 

Saiba que existem alguns casos em que a casa pode ser sobrevalorizada, mesmo sendo mais antiga. Por exemplo, o facto de um prédio ou casa ter sido recentemente renovado pode valorizar o preço final do edifício. 

3. Terreno e áreas circundantes 
Este é um fator especialmente relevante quando estamos a falar de moradias. A avaliação do imóvel vai variar consoante a dimensão do terreno em que este se encontra. Toda a área circundante da casa entra nas contas para se encontrar o valor de venda. 

4. Tipologia da habitação 
Como está organizado o seu imóvel? Quantas divisões tem? É um T2, T3 ou duplex? Tudo isto tem impacto sobre o valor da venda. Para este aspeto também é relevante a forma como estão dispostas as divisões. Ter uma varanda para o exterior ou uma vista desafogada também podem influenciar o valor pelo qual vai conseguir vendê-lo. 

5. Acabamentos e outros equipamentos 
O estado das paredes, rodapés, armários embutidos são importantes na hora de fazer a avaliação dos imóveis. Todos estes aspetos são importantes e vão ser considerados por qualquer avaliador, ou comprador que esteja interessado em adquiri-lo. 

Também os equipamentos disponíveis podem ter influência no preço final. Assim, um apartamento ou uma moradia com aquecimento ou aspiração central têm um valor acrescido face a outros. A presença de ar condicionado e sistema de aquecimento de água também entram nesta equação. 

6. Outras áreas do imóvel 
Áreas como uma piscina, jardim, lugares de estacionamento, arrecadação e ainda a presença de elevador no prédio são importantes na valorização de um imóvel. Estes são elementos muito apreciados pelo mercado e que podem aumentar o preço pelo qual vai poder vender a sua casa. 

7. Mercado imobiliário 
Por fim, como em qualquer transação de bens, a situação do mercado também é relevante.
Assim, quanto maior for a procura por imóveis numa determinada área, maior vai ser o valor que vai poder pedir pelo seu imóvel. Pelo contrário, se a oferta exceder a procura, é normal que tenha de baixar o preço para conseguir fechar negócio. 

Está à procura de um serviço de avaliação de imóveis? 
Se quer avaliar o seu imóvel, saiba que pode aceder a este serviço através de 4 formas: 

• Empresas do setor imobiliário ou técnicos que o fazem em nome individual; 
• Sites de avaliação de imóveis online; 
Portal das Finanças, tem uma ferramenta que atribuiu um valor ao imóvel com base na zona geográfica; 
• Alguns bancos já têm este serviço disponível, mas está mais associado ao processo de crédito à habitação

Quer saber qual o valor que deve pedir pela sua casa? Nós podemos ajudá-lo. Na DS IMOBILIÁRIA, um dos serviços que disponibilizamos aos nossos clientes é precisamente o estudo de mercado. Garantimos o acompanhamento de todo o processo de compra e venda, de modo a proporcionar o melhor negócio aos nossos clientes. Se quer saber mais visite o nosso site e entre em contacto com a loja mais perto da sua área de residência. 

Decisões e Soluções – Mediação Imobiliária, Lda., titular da Licença AMI n.º 9300 emitida pelo IMPIC, I.P. e Decisões e Soluções – Intermediários de Crédito, Lda., registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, sob o n.º 926, verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-ld

Também poderá Gostar

Veja os nossos artigos do blog

A DS Imobiliária é certeza e segurança
28 abr 2023 A DS Imobiliária é certeza e segurança
A DS Imobiliária, uma marca recente integrante num grupo com quase 20 anos, Grupo Decisões e Soluções, com representatividade no norte ao sul continental, bem como em ambos os arquipélagos insulares, surge como a distinta alternativa para os seus clientes.
Geral, DS
Por que razão deve apostar no negócio do imobiliário em 2024?
04 jan 2024 Por que razão deve apostar no negócio do imobiliário em 2024?
Geral, DS
Fotografar para Vender
05 jan 2023 Fotografar para Vender
Tem como objetivo vender a sua casa? Tire boas fotografias! No momento de venda da sua casa, é importante ter em atenção diversos fatores. Porém, se a casa não for mostrada da melhor forma, como é que vai chamar a atenção de um possível comprador?