0
pt
Menu
DS NEWS
09 dez 2022

7 Dicas para poupar com a eficiência energética da sua casa

img_0
Quer aumentar a eficiência energética da sua casa e poupar? Siga as dicas da DS IMOBILIÁRIA. Novo artigo no blog.

Poupança e eficiência energética são dois conceitos que estão interligados e que, nos tempos mais recentes, têm-se revelado de extrema importância no dia a dia das famílias. 

A tentativa de reduzir as despesas mensais pode começar dentro das próprias casas. Ao colocarmos em prática algumas ações que apostam na sustentabilidade e na preservação dos recursos do planeta, estamos também a poupar dinheiro. 

Algumas das dicas podem exigir um investimento inicial maior, mas garantem um bom nível de poupança a curto/médio prazo. Pode começar com medidas mais acessíveis e avançar para as seguintes, ao longo do tempo, caso se apliquem à sua habitação.

Consiga maior eficiência energética em sete Passos 

1. Bom isolamento 
Na jornada de otimização da eficiência energética da sua casa é importante investir em bom isolamento. Se tiver em conta que as paredes são as estruturas que perdem maior percentagem de calor (cerca de 30 a 40%) numa habitação, percebe a importância de utilizar materiais de revestimento com bom isolamento térmico. Materiais sustentáveis como a cortiça, por exemplo, garantem a conservação de calor dentro de casa o que se reflete na poupança mensal com a conta da luz. 

2. Janelas com vidro duplo 
As janelas com vidros duplos são uma grande aposta para tornar o ambiente da sua casa mais confortável. Tal como o nome indica, são janelas com dois vidros, que, no seu interior, contêm uma caixa de ar desidratado que permite um melhor isolamento térmico e acústico. Desta forma, consegue uma redução das perdas de calor e de entradas de ar, enquanto aumenta a segurança da sua habitação. 

3. Estores térmicos.
Um imóvel com estores térmicos consegue ter maior eficiência energética. Geralmente fabricadas em alumínio perfilado com poliuretano injetado, este tipo de persianas garante um controlo da intensidade da luz e do calor que entra na divisão. Assim, mantêm a temperatura regulada no interior, o que significa menores gastos com aquecimento e um maior conforto, mesmo nos dias mais frios. 

4. Painéis solares 
Os painéis solares fotovoltaicos revelam-se uma boa opção para quem quer poupar dinheiro enquanto cuida do ambiente. Esta tecnologia é colocada em espaços exteriores da casa, como o telhado ou o jardim, e capta luz solar transformando-a em eletricidade. Ou seja, produz energia de uma fonte limpa, renovável e gratuita que pode cobrir uma boa parte das necessidades da sua habitação. 

Existem apoios governamentais para a instalação de painéis solares, como o Programa de Apoio a edifícios Mais Sustentáveis. Pode estar atento à abertura de novas candidaturas no site do Fundo Ambiental. 

5. Lâmpadas LED 
Optar por lâmpadas LED significa uma grande redução de consumo energético, pois são cerca de 90% mais eficientes que os modelos tradicionais. Este é um argumento suficiente para investir na iluminação LED, mas saiba que o tempo de vida deste produto também o beneficia. Uma lâmpada LED dura entre 8 a 10 anos, enquanto os modelos incandescentes têm um tempo de vida médio de 1 ano. Apesar de serem mais caras, em pouco tempo consegue recuperar o investimento feito. 

6. Eletrodomésticos eficientes 
Os eletrodomésticos com maior eficiência energética contribuem para um planeta mais sustentável e ajudam-no a poupar. Desde 2021 que está disponível uma nova etiqueta energética nos eletrodomésticos comercializados na União Europeia. O objetivo é tornar mais claro o consumo real de cada aparelho e auxiliar os consumidores na compra dos exemplares com menor consumo energético. 

Além disso, para atingir a potência máxima de redução de energia com os seus eletrodomésticos, não se esqueça de os desligar totalmente quando não são utilizados. O modo stand-by representa um acréscimo desnecessário na sua fatura da luz. 

7. Modo “Eco” nas máquinas de lavar 
Os programas Eco, muitas vezes disponíveis nas máquinas de lavar a roupa e a louça, permitem poupar na luz e água utilizada em cada lavagem. Esta pode ser uma excelente opção para os dias em que não necessita de lavagens mais prolongadas e intensas. 

Valorize o seu imóvel ao investir na eficiência energética 
O investimento em obras ou materiais com vista a melhorar a eficiência energética da sua casa tornam-na, naturalmente, mais atrativa no mercado imobiliário. 

Se pretende vender o seu imóvel ou se quer avaliar a eficiência energética da sua casa, a DS IMOBILIÁRIA podemos ajudá-lo. Temos disponível o serviço de certificação energética, realizado por especialistas, que lhe vão dar todas as informações que precisa. 

Na DS IMOBILIÁRIA procuramos oferecer serviços que facilitem a vida dos nossos clientes tanto na compra como na venda de uma habitação. Apostamos numa relação duradoura e de confiança. Visite o nosso blog e fique a par de todas as novidades e dicas que o podem ajudar a viver mais confortável na sua casa. 

Decisões e Soluções – Mediação Imobiliária, Lda., titular da Licença AMI n.º 9300 emitida pelo IMPIC, I.P. e Decisões e Soluções – Intermediários de Crédito, Lda., registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, sob o n.º 926, verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda 

Também poderá Gostar

Veja os nossos artigos do blog

Imóveis com espaço exterior: Saiba o que valorizar
09 set 2022 Imóveis com espaço exterior: Saiba o que valorizar
Ter um imóvel com espaço exterior nem sempre garante que este seja bem aproveitado. Saiba o que valorizar e como fazê-lo com este artigo.
Por que razão deve apostar no negócio do imobiliário em 2024?
04 jan 2024 Por que razão deve apostar no negócio do imobiliário em 2024?
Geral, DS
DS IMOBILIÁRIA: Vamos estar ao lado de todos os clientes!
13 jul 2021 DS IMOBILIÁRIA: Vamos estar ao lado de todos os clientes!
Faça parte do plano de expansão da DS IMOBILIÁRIA, uma nova marca a atuar em Portugal com um projeto diferenciador e de vanguarda.